Consultoria Empresarial

Vamos juntos trilhar o caminho para o sucesso!

Toda empresa precisa de direção. Nós ajudamos você a traçar o
caminho — com clareza, estratégia e segurança.

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O Papel do Consultor Empresarial

mais que uma escolha, uma decisão
estratégica

Assim como um médico cuida da saúde de uma pessoa, o
consultor empresarial atua como um especialista dedicado à
saúde organizacional.
E, nesse contexto, é importante refletir
sobre dois pontos fundamentais:

1

Por mais autoconhecimento que se tenha, nenhuma
empresa consegue ser totalmente isenta ao analisar a
si mesma
— assim como ninguém consegue ser seu
próprio médico com precisão.

2

Da mesma forma que você escolhe com cuidado um
profissional da saúde, avaliando sua formação,
experiência e recomendações de outros pacientes, o
mesmo critério deve ser aplicado na escolha de um
consultor empresarial.

Gestão

Infelizmente, é comum encontrarmos no mercado profissionais que se autodenominam consultores, mas que não possuem a qualificação técnica, metodológica e ética necessária para conduzir um trabalho sério e estruturado. O resultado disso muitas vezes agravam os problemas em vez de solucioná-los. Uma consultoria inadequada é uma verdadeira “roleta russa” de tentativas e erros.

Nosso compromisso é oferecer soluções estratégicas, personalizadas e sustentáveis, sempre com foco em resultados concretos e no fortalecimento da gestão empresarial.

Os Passos da
Consultoria

1. DIAGNÓSTICO

1.1 – Coleta de Dados: através de um roteiro preparado após as
reuniões feitas com o presidente e sua diretoria, pois são eles que
sabem exatamente onde se localiza a dor da empresa.
Embora nosso objetivo não seja tratar a dor, mas sim localizar e
tratar a sua causa, a localização da dor é um bom ponto de partida.
Esse período de pesquisa é também o tempo que o Consultor tem
para conhecer as características da empresa.

1.2 – Tratamento do Dados: Com os dados em mãos, é hora de
fazermos um tratamento desses dados, organizá-los de acordo com
suas qualificações, limpar as impurezas que possam distorcer a
análise e passar a fazer os cruzamentos necessários para gerar as
informações que servirão de base para tomada das decisões.

1.3 – Definições: Nesse momento identificamos os problemas que
podem estar atingindo a organização. De volta a diretoria, vamos
buscar um consenso sobre os problemas antes de oferecermos as
soluções.
Temos nesse momento o mapa da organização!

2. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

2.1 – Feito o diagnóstico, temos em mãos a situação real da
organização, suas forças e fraquezas, oportunidades e ameaças.
Agora é hora de partirmos para as próximas etapas.

2.2 – Definir Objetivos: “Quem não sabe onde quer chegar, não vai a
lugar algum”! Essa frase define muito bem a situação de uma empresa
que não tem objetivos definidos, é facilmente levada pelas nuances do
mercado competitivo e predatório, e que muitas vezes é colocada em
situação de vulnerabilidade, tendo que contar com a “sorte”.
Sabemos que sorte e risco fazem parte dos negócios, mas não é o
suficiente para administrar uma empresa.
Definir objetivos não é um exercício de futurologia, é um exercício
técnico. É baseado em informações e conhecimentos para definirmos
onde queremos estar em 5, 10 ou 15 anos.

2.3 – Plano de ação: Devemos elencar as ações necessárias para que
possamos sair do ponto A (situação atual) e chegar ao ponto B
(objetivo definido).
O Plano de ação é nosso plano de voo, com ele definimos como
podemos chegar ao objetivo definido e, de acordo com os
levantamentos feitos durante a fase de diagnóstico, marcamos os
pontos onde teremos que ter maior nível de atenção.
Normalmente dividido em ações de curto, médio e longo prazo, não é
um plano estático. Pelo contrário, deve ser atualizado de tempos em
tempos de acordo com as mudanças do mundo externo, mercado,
produtos, concorrentes, pessoas, entre outros aspectos.

2.4 – Metas: Uma vez traçado o plano de ações, é necessário criar as
metas. As metas serão nossos indicadores de quanto estamos
evoluindo em relação à nossa caminhada até nossos objetivos e quais
são as correções necessárias.

2.5 – Divulgação: O planejamento estratégico não é pra uma única
pessoa, tampouco para ser escondido, mas sim precisa ser divulgado
a todas as áreas e níveis da organização. É fundamental que cada um
saiba do seu papel e de sua responsabilidade e se empenhe em fazer
bem a sua parte para que o objetivo seja alcançado.

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demonstração

Existem ainda muitas outras situações que exigem uma
consultoria. Qualquer que seja sua necessidade ou dúvida,
estamos à sua disposição!
Reconhecemos que cada empresa é única e com suas
próprias características e necessidades, e que, portanto,
exigem e merecem um tratamento único.
Agende uma demonstração com nossos especialistas!

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